Dicas segurança e-commerce
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E-COMMERCE DICAS SEGURANÇA
Dicas seguras para compras on-line
12 dicas para você fazer compras pela internet com segurança.
http://shoppingdascompras.blogspot.com.br/

http://sitesjam.loja2.com.br/page/226209-COMERCIO-ELETRONICO

Introdução
Há motivos de sobra para você fazer compras pela internet: não é necessário lidar com vendedores inconvenientes; você não precisa encarar filas enormes para pagar; pode-se pesquisar pelo melhor preço de um produto rapidamente; você pode comprar no horário que quiser; não raramente, é mais fácil encontrar o item que você precisa; entre outros.
O problema é que, se certos cuidados não forem tomados, a aquisição de produtos ou serviços pela internet pode se transformar em "dor de cabeça". Por este motivo, o Info Western apresenta a seguir 20 dicas úteis para te ajudar a fazer compras on-line bem-sucedidas e, consequentemente, evitar transtornos. Vamos lá?

1 - Compare preços antes de comprar
Tal como nas lojas de “tijolo e cimento”, um determinado produto pode ter preços que variam bastante de um site de comércio eletrônico para outro. Por isso, é importante pesquisar preços. Também pode obter a opinião de outros compradores em relação ao produto e conhecer a avaliação da loja em vários quesitos, como prazos de entrega, atendimento pós-venda e política de devolução.

2 - Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço
Em maio de2013, entrou em vigor o Decreto Federal nº 7962/13, que determina uma série de obrigações para o e-commerce no Brasil, entre elas, que a loja on-line informe local visível número de CNPJ, endereço físico e número de telefone.
Se um site de comércio eletrônico atuante no Brasil não estiver seguindo a lei, é recomendável não seguir com a compra, mesmo que os preços sejam atraentes. Orasse a loja não oferece informações básicas de contato e oculta detalhes de suas operações, as chances são consideravelmente grandes de haver alguma coisa erra ali.

3 - Loja nenhuma existe para ter prejuízo: desconfie de preços muito abaixo da média
Se você quer comprar o último modelo do iPhone e sabe que o preço médio deste produto no Brasil é, vamos supor, de 2.500 reais, não faz sentido encontrá-lo à venda por1.200 ou 1.000 reais. Por este motivo, desconfie imediatamente de ofertas muito generosas, mesmo que anunciadas como promoção.
É necessário levar em conta que o preço de um produto sofre influência de vários fatores, como custo de fabricação, impostos, gastos com transporte e assim por diante. Logo, uma oferta muita generosa resultaria em prejuízo para a loja e, como você sabe, nenhum negócio existe para resultar em perda de dinheiro.
Assim, tome bastante cuidado ao se deparar com preços muito abaixo do que é praticado pelo mercado. No final das contas, você pode acabar adquirindo um produto falsificado ou de procedência ilegal e, portanto, sem garantia ou suporte do fabricante. Além disso, os riscos de você ser vítima de uma fraude e nunca receber o produto são consideravelmente grandes.

4 - Prazo de entrega longo ou não informado? Cuidado!
Você está olhando uma categoria de produtos - por exemplo, aparelhos de Blu-ray -, quando percebe que determinado modelo está com prazo de entrega de 20 dias enquanto os demais temeste período fixado entre 3 e 5 dias úteis. Cuidado: isso pode ser um sinal deque a empresa não possui o item em estoque e provavelmente tentará obtê-lo junto a um fornecedor.
Se você conhece os serviços da loja, a considera confiável e não tem pressa, vá em frente - a espera pode ser longa, mas o preço compensa. Do contrário, tente comprar o produto em outro site, mesmo que o preço seja um pouco maior, pois aloja pode superar o prazo ou simplesmente não conseguir encontrar o item.
Fique atento também quando o prazo de entrega não é informado ou é confuso, uma vez que aloja tem obrigação de fornecer esta informação de maneira clara. Pode ser que o prazo aumente um pouco no momento de fechamento do pedido por conta da forma de pagamento escolhida, especialmente se esta for boleto bancário. Mas, se no término da compra o prazo aumentar muito - de cinco dias para três semanas, por exemplo -, pode haver algum problema na loja ou até mesmo má fé.

5 - Pesquise sobre a qualidade e a reputação da loja
Preço e prazo de entrega não são os únicos fatores que devem ser considerados nas compras on-line. É importantíssimo também pesquisar sobre a qualidade de atendimento e idoneidade da loja antes de fechar a compra.
Para isso, você pode procurar opiniões a respeito da empresa no Google, na faz Page da loja no Face book, em fóruns de discussão e assim por diante. Mas há um serviço que se destaca bastante para este fim: o site Reclame Aqui.
Trata-se deum serviço que registra reclamações sobre empresas das mais diversas áreas. Assim, você pode verificar no site quais reclamações há contra determinada loja on-line e se a empresa fornece retorno satisfatório para as queixas. Caso o número de reclamações não solucionadas seja muito grande, é recomendável não fazer compras no serviço em questão.
Também é possível recorrer a órgãos de defesa do consumidor. O PROCON-SP, por exemplo, mantém uma lista de sites de comércio eletrônico que devem ser evitados.

6 - Observe se a loja on-line oferece ambiente seguro
Procure noite da empresa por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. Estas informações indicam que a loja toma medidas de segurança para lidar com suas informações. Na hora de fechar uma transação, você também deve observar se navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte inferior ou na barra de endereços, dependendo do programa. Este símbolo indica o uso de um certificado digital SSL (Secure Socket Layer),importante recurso de segurança.

"Cadeado" de segurança em sites de comércio eletrônico

7 - É para presente? Compre com *muita*antecedência!
Se você irá presentear alguém, geralmente tem um prazo para isso: uma data de aniversário, o feriado de Natal e assim por diante. Se você pretende comprar o presente pela internet, deve fazê-lo com o máximo de antecedência para não correr o risco de entrega ser feita somente depois da data em questão.
Isso pode acontecer por vários motivos: o pedido ser extraviado antes de chegar à sua casa; a confirmação de pagamento demorar, fazendo com que a loja tarde a enviara mercadoria; temporais impossibilitarem a entrega na sua região dentro do período previsto, entre outros.
Comprando com antecedência, haverá mais meios para resolver problemas do tipo a tempo, mesmo que a solução consista em comprar o presente em outro lugar e pedir a devolução do valor pago.

8 - Se informe sobre todas as características do produto antes de fechar a compra
Ao comprare-la internet, você não tem o benefício de testar pessoalmente o produto, tal como acontece nas lojas físicas. Por isso, é importante se informar sobre todas as características do item ou serviço antes de comprá-lo. Eis alguns aspectos que as pessoas costumam não observar:
 Tipo de tomada ou voltagem;
 Uso de pilhas ou bateria;
 Dimensões físicas (especialmente na compra de móveis);
 Acessórios que acompanham o produto;
 Combinação de cores;
 Requisitos para o produto funcionar.
Os fatores, é claro, variam conforme o tipo de produto. Mas, via de regra, o consumidor deve verificar não só as características existente na página da loja, mas também as informações fornecidas pelo fabricante em seu site, quando possível. Pesquisar por opiniões a respeito do produto na internet também é uma Boa ideia.

9 - Dê preferência a lojas que oferecem vários recursos em seu site
Uma vez que, na internet, o cliente não pode verificar o produto "ao vivo", a loja on-line deve oferecer o máximo possível de recursos para facilitar a sua decisão de compra. Para diminuir as chances de a sua experiência ser frustrada, dê preferência às lojas que têm esse tipo de preocupação. Elas oferecem, por exemplo:
 Chat on-line para esclarecimento de dúvidas;
 Fotos detalhadas do produto ou até mesmo vídeos;
 Descrições detalhadas de produtos;
 Informações claras sobre prazos de entrega, pagamentos, frete, entre outros;
 Espaço para que os clientes opinem sobre produtos;
 Organização de categorias e navegação fácil;
 Interação em redes sociais (Face book, Witter, Google+, etc.);
 Opções variadas de pagamento.
10 - Cuidado com ofertas de garantia estendida
É comum encontrar sites de comércio eletrônico que oferecem garantia estendida para determinados produtos mediante um acréscimo no valor da compra. Tome cuidado: esta opção não deve estar marcada por padrão no pedido de compra - se o estiver, poderá haver ali "venda casada", prática proibida no Brasil.
Se você quiser usufruir da garantia estendida, deve se atentar bastante às suas condições. Isso porque, normalmente, este recurso é uma espécie de seguro, não sendo oferecido diretamente pela loja ou pelo fabricante e, como tal, pode haver uma série de limitações.

11 - Direito ao arrependimento de compra e devolução do produto
Por lei, o consumidor que faz compras pela internet tem o direito de se arrepender da compra no prazo de até 7 dias (corridos) após o recebimento do produto ou da assinatura de contrato, desde que a solicitação seja devidamente formalizada. Aloja deve fornecer informações claras para tanto e devolver todo o valor pago pelo usuário em tempo hábil.
No caso de produto já ter sido entregue ao usuário, a devolução não pode ser impedida sob argumento de que esta não é feita depois que a embalagem do item é aberta.

12 - Condições de uso e políticas de privacidade também são importantes
Um serviço de comércio eletrônico sério disponibiliza as condições de uso de seu site, assim como suas políticas de privacidade. É importante se atentar a estes detalhes porque eles tratam de como as suas informações são utilizadas. Por exemplo: será que, ao se cadastrar na loja, você não estará automaticamente concordando em receber ofertas.